Plácido Oliveira
Já teve início a contagem regressiva para 30 de agosto. Até lá, nada melhor que entrar no clima do mais icônico festival independente da Bahia ao som do rock n' roll, o mais diverso gênero musical do mundo. De suas raízes no Chicago Blues da década de 1950, passando pela psicodelia dos anos 60, a megalomania (e antimegalomania) dos 70, o experimentalismo eletrônico dos 80, as misturas com outros gêneros, como o rap, nos 90 até a gigantesca variedade independente presente nas plataformas de streaming atuais, não resta dúvida: tem rock para todos os gostos.

O rock soube, como nenhum outro, se adaptar aos diversos contextos que encontrou mundo afora, muitas vezes se distanciando consideravelmente de sua origem, como aconteceu no Brasil, com o tropicalismo (anos 60), o manguebeat (anos 90) e em Vitória da Conquista, através de bandas como ÑRÃœ (anos 90), The Plant (anos 2000) e Dona Iracema (anos 2010), cada uma, a seu modo, "moldando" o rock de acordo com suas influências culturais e intenções estéticas. Assim é o AGOSTO DE ROCK, desde a primeira edição: diverso, dentro do seu universo.

Nossa playlist oficial, claro, traz esse conceito: iniciando pela homenageada da edição, Rita Lee, seguida pelos homenageados das edições anteriores (Raul Seixas, Janis Joplin e Chico Science), seguidos de uma pequena homenagem ao radialista Miguel Côrtes Filho e seu programa O Som da Tribo, fundamental para o desenvolvimento da cena rock conquistense na década de 2000, passamos a uma vasta mistura, incluindo bandas que já tocaram em edições anteriores, começando pela 5C1 (Poções), rocks clássicos, bandas de projeção nacional e internacional, bandas obscuras, instrumentais, abrangendo os mais variados subgêneros do rock, desde a década de 50 até os dias atuais, totalizando mais de 10h de música, sem repetição de artistas, para você curtir e conhecer melhor o nosso gênero favorito. 

A playlist é atualizada constantemente e está disponível no Spotify, Deezer, YouTube, Apple Music e Amazon Music. É acessar e curtir a todo volume!


Publicada simultaneamente em Memória Musical do Sudoeste da Bahia.