O movimento está vivo. Imagens: grupo Agosto de Rock (WhatsApp)
Plácido Oliveira
A quarta edição do AGOSTO DE ROCK começa a tomar forma. Aconteceu na noite deste sábado (20/04) a primeira reunião aberta entre a produção e os membros do gigantesco grupo de WhatsApp homônimo, criado no dia 8 para reunir amantes do rock de toda a região. O encontro trouxe ao Patagônia pessoas de todas as partes da cidade, incluindo antigos fãs, trajando camisetas das edições anteriores, acompanhados de suas famílias, e a nova geração, ansiosa pela esperada oportunidade de vivenciar a tão comentada experiência do lendário "Woodstock conquistense". 

"Se você não for... Azar o seu!"
Em um ambiente intimista e trajando peças contendo o logotipo clássico do evento (edições 1 e 2), Alan Kardek e Adão Albuquerque falaram sobre o hiato de duas décadas e as muitas tentativas de retomar o AGOSTO anteriormente, enfatizando a importância dos pedidos e incentivos da cena rock conquistense,  que sempre reconheceu o valor do festival e mantém uma profunda relação de carinho com a marca. "O AGOSTO não é apenas um festival: é um movimento. Todos vocês são coprodutores conosco", disse Alan, sobre o enorme engajamento do público.

Dentre os elementos já definidos, foram anunciados: a data e local de realização (30 e 31 de agosto na Mansão Lost, às margens do Anel Viário), a criação de uma loja oficial e o tradicional evento de lançamento, no dia mundial do rock (13 de julho), no Centro de Cultura, incluindo uma exposição temática. Sobre a estrutura do festival, foi garantido o espaço para camping, tendas alternativas, um café da manhã ao som de artistas locais e oficinas de música. Também já estão definidas as três palestras temáticas do evento, com o veterano Professor Tadeu Botelho (tema a definir), Plácido Oliveira (história do rock conquistense) e Marcelo Bonfá (Rita Lee, homenageada desta edição).

A camiseta da primeira edição (2001)
Sobre as camisetas, símbolo máximo do AGOSTO, foi anunciado o valor pretendido (R$100,00) e outros detalhes: serão enumeradas e incluirão as pulseiras de acesso ao espaço do evento, que também serão vendidas avulsamente, por R$50,00. A escolha das bandas se dará mediante uma seleção pública online que será divulgada em breve pela comissão de curadoria (comece a preparar o material da sua desde já!). Em clima festivo, os diversos músicos presentes finalizaram a reunião, tomando o palco improvisado e fazendo o que sabem de melhor: o bom e velho rock n' roll. Fique por dentro das novidades do AGOSTO DE ROCK entrando para o grupo de WhatsApp e acompanhando os canais oficiais. Se você não for, azar o seu!


Esta matéria foi publicada simultaneamente em Memória Musical do Sudoeste da Bahia.